Comigo-ninguém-pode!

terça-feira, novembro 18, 2008

... é mesmo assim o nome popular desta planta: "Comigo-ninguém-pode".
Esta nossa mais recente hóspede foi salva do lixo.

A Comigo-ninguém-pode é uma planta muito poderosa, que absorve as energias negativas das pessoas mal-intencionadas, e protege de inveja e mau-olhado.

Dá-se bem em ambientes de sombra, ou meia-sombra, e gosta de ser regada regularmente.

A sua seiva é tóxica (convém ter cuidado com crianças pequenas e animais).

Numa noite de Sábado, vi uma planta muito alta e de formato bonito, abandonada junto ao contentor do lixo.

Já podem imaginar... marcha-atrás, que está ali uma planta no lixo!"
Mas, quando saí do carro, e me aproximei dela, verifiquei que estava completamente seca.

No entanto, continuei ali, com um certo "formigueiro áurico". Senti um apelo, uma energia que me puxava. Olhei para o chão, e vi um saco plástico preto. Sem sequer racionalizar que ele poderia conter qualquer coisa perigosa ou suja, tive um estranho ímpeto de abri-lo.

Lá no fundo, estava esta plantinha, a Comigo-ninguém-pode.
Exactamente tão verde como a vêm na foto. Com cuidado, retirei-a e trouxe para casa.

Apesar de estar completamente saudável e viçosa, alguém a deitou fora, e nem sequer lhe deu a oportunidade de ser vista, enfiando-a num saco de plástico, que só uma doida como eu se atreveria a abrir.

É uma planta estranha e especial. Apesar das circunstâncias em que estava, conseguiu salvar-se. Gritou suficientemente alto para que os meus "radares" conseguissem ouvir.

Mesmo estando em perfeito estado, recebeu o mesmo tratamento que todas as náufragas têm, ao chegar; as suas folhas foram todas lavadas, foi mimada, e até a mudei para esta simpática floreira de barro, que há tanto tempo ansiava por uma planta à sua altura.

Bem-vinda a casa, Comigo-ninguém-pode!

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

57 COMENTÁRIOS

  1. Não sabe quão grande foi minha alegria ao ver que você estava de volta! Dei até um pulinho aqui em minha cadeira...
    Bem vinda, querida.
    E continue salvando as plantinhas "deitadas fora", como esta esplêndida comigo ninguém pode!
    Beijoca

    ResponderEliminar
  2. Querida, que seus radares continuem aí, nos inspirando aqui.
    Beijocas e parabéns pela linda comigo-ninguém-pode!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu tb vi uma comigo niguem pode fora de um pátio de uma amiga eu perguntei pq está planta esta no lixo ela respondeu não quer ela mais agora tenho criança em casa.me deu peninha sa comigo niguem pode a truxe para minha casa troquei de caso ela resposta esta crescendo linda Rego converso com ela se tornou minha AMIGA mais seguidamente vejo em suas folhas hora caindo?

      Eliminar
  3. repetito...eita lixo bom demais..rs..
    Bom mais acho que este encontro foi algo arranjado pelo universo..do tipo um recadinho, pelo probleminha inesperado pelo que passou...
    "com você, ninguém pode"
    Feliz pela sua volta.
    beijos iluminados

    ResponderEliminar
  4. Oi Hazel, que bom que vc voltou!! E já salvando as plantas!! Aqui em casa eu tenho vários exemplares desta planta - " comigo-ningém-pode" - é um nome curioso! realmente ela é muito poderosa. Mas preciso deixar em local seguro, pois tenho medo que minha pequena mecha nela. Quando ela cresce, fica muito bonita em um vaso! Beijos , bom ter vc de volta!!

    ResponderEliminar
  5. vc realmente tem o dom né?
    que sua plantinha e vc fiquem lindas cada dia mais!
    grande beijo!

    ResponderEliminar
  6. Você a cada dia me surpreende com suas atitudes lindas!
    Parabéns! Desejo que sua plantinha retribua o carinho com muita proteção.
    Que bom que você voltou e graças a Deus está tudo bem não é!!!
    Adoro seu blog, é tão ruim chegar aqui e não ver seus posts.
    Tem um selinho para você lá no meu blog! Passe lá quando puder!
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a Greice , "com você ninguém pode " , hehehe ... Você é especialmente òtima Hazel !!!
    Bjo no seu coração*

    ResponderEliminar
  8. É incrível, de facto ainda dou comigo a pensar como é que foste abrir um saco que aparentemente conteria lixo e afinal tinha esta planta tão bonita.
    Telepatia ????
    Eu nunca tocaria naquele saco...estranho!!, mas ainda bem que o fizeste pois salvaste mais um ser vivo.
    JM

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia essa planta, Hazel, mas de facto acho o nome bastante apropriado para ti própria, ( e não sou a única a dizê-lo!)rssss...
    Cá em casa tenho um pequeníssimo aloé vera que também limpa as energias negativas e não imaginas como as suas tenras folhas ficaram quando o trouxemos para casa!Completamente negras! Agora continua verde e viçoso, desde há muito. O aloé vera também é óptimo para casa com crianças, pois "trabalha" como protectores delas. E assim tem funcionado.

    Ah, outra coisa; quando deixo no lixo alguma coisa que, imagino, ainda poderá ser útil a alguém, deixo a descoberto. Mas nunca deixei plantas, rssss...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  10. Que delícia que vc voltou...

    Nos dê dicas para recuperação de plantas, na casa de minha vó tem umas plantas semi-mortas que quero trazer a vida novamente, estou com peninha delas...

    Amei este texto da comigo-ninguém-pode, aqui no Brasil também é chamada assim..

    ResponderEliminar
  11. Que saudades!!.rs.ainda bem que n foi nada de mais né....Ufa!!
    Mas mesmo assin,entrei por aqui todos os dias...rs.....Bem vinda e adoro essa plantinhas que vc pega no lixo..amo!
    Vc sabe,que a muitos,muitos anos atrás eu joguei fora uma plantinha,se vc soubesse como me arrependo..nossa!
    Hoje n faria e nem faço isso......uma pena......a vida ensina né mesmo?
    Bjo.

    ResponderEliminar
  12. Hazel, desconfio que sei porque essa coitada foi deitada fora, assim, no fundo dum saco preto... Cheira-me que a pessoa que a tinha julgava estar a deitar fora alguma negatividade supostamente absorvida pela planta. Alguma visita desagradável que recebeu e antes que o "mau-olhado" se espalhasse pela casa, deitou fora a "ratoeira". Posso estar enganada, mas a minha antena indica algo deste género.

    Relativamente ao que se diz desta planta, bem como da Arruda, da Avenca e de muitas outras, que absorvem as negatividades, etc... de facto, é verdade, mas a informação está incompleta. Todas as plantas fazem isso, bem como os animais, as crianças e finalmente, os adultos. A pureza de um Ser é como um pano branco, tudo se lhe cola.

    Algumas plantas são tradicionalmente usadas como pára-raios, para que o lixo energético se lhes cole em vez e atingir um ser humano, mas não são mais eficazes do que qualquer outra espécie, apenas foram escolhidas para essa tarefa pelos anos de tradições, bem como por outras características associadas, tais como os Elementos e os Planetas pelos quais são regidas. As plantas tóxicas como a "Comigo-ninguém-pode" são normalmente plantas de Marte ou Saturno, indicadas para trabalhos de protecção, de afastamento e, em último caso, de contra-ataque (se calhar já sabe disto tudo mas pronto, outras pessoas que aqui passam podem não saber).

    Finalmente e para concluir esta conversa toda, uns conselhos para tratar da plantinha:

    - Gosta de borrifadelas nas folhas
    - Gosta de terra sempre húmida mas cuidado porque ela também é sensível ao excesso de água. Mais depressa morre de podridão do que de secura.
    - Elas costumam descansar durante o Inverno e, por isso, todo o organismo abranda. O facto de ter sido maltratada pode tâ-la fragilizado e, nesse caso, estará especialmente sensível a excesso de água, correntes de ar ou sol directo.
    - Nada de adubo por esta altura. Só na Primavera, depois de ela começar a "mexer-se" um bocadinho.

    Bos sorte ;)

    ResponderEliminar
  13. Hazel!!
    Que felicidade voltar a te ler!!

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  14. que lindo hazel. so com voce mesmo que acontece dessas coisas... seu radar fica antenado...tambem tenho uma planta dessa aqui em casa...fica na minha varanda. ela é muito resistente...
    e aqui no brasil o nome é o mesmo...
    estou indo agora ao shop...espero achar tuas fitinhas la...te aviso...beijos

    ResponderEliminar
  15. Hazel, pq isso nao acontece comigo? pelo visto aqui ninguem joga fora plantas. Nunca achei nenhuma por ai !!! Que bom que vc tem esse olho clínico e de longe percebe plantas abandonadas

    bjks

    ResponderEliminar
  16. OI QUERIDA... SABE QUE NA MINHA INFÂNCIA EU MORRIA DE MEDO DESSA PLANTA? MINHA MÃE NÃO ME DEIXAVA CHEGAR NEM PERTO DELA... RS... SUA PLANTA ESTÁ LINDA E CUMPRIRÁ SUA FUNÇÃO!

    E QUANTO À GAIOLA... AQUI SEMPRE TEMOS MUUUITAS VISITAS, MAS ESPECIFICAMENTE NELA AINDA NÃO! :-(

    BEIJO ENOOOOORME... FICO FELIZ QUE ESTEJAS BEM!

    ResponderEliminar
  17. Hazel, minha querida além-mar rs...!

    obrigada pela passagem no Conversa, obrigada pelos parabéns.

    Eu também tenho uma história recente com uma comigo-ninguém-pode a pobre estava definhando mas consegui ajudá-la vou fazer um post de minhas amiguinhas plantinhas saiba que todas têm nome no caso de minha comigo-ninguém-pode batizei de Maria Bonita, outro dia lhe conto a história de Maria Bonita e Lampião seu companheiro !!

    Ah! também preciso

    Beijos no coração,
    Nancy

    ResponderEliminar
  18. Mas tu podes! :)
    Aiiii se não fosses tu o que seria dessa pobre plantinha! Tu e o meu pai deviam-se juntar e fazer uma horta! ;)
    Olha um curso mt interessante para ti, seria decoração de espaços verdes? Já viste o querido mudei a casa?
    Beijinhos graaaaandes

    ResponderEliminar
  19. Qué historia Hazel!! Seguro que gracias a toda la energía que le diste, ella ahora luce así, vital y con vida!!
    No sabía que esta planta absorvía la mala energía, es bueno tenerlo en cuenta!
    Un beso grande para vos♥

    ResponderEliminar
  20. Resolvi apagar aquele post porque concluí que ele me expunha demais. Seu comentário ajudou-me a ver isso. Nada de zanga...

    Esse episódio da aranha foi muito engraçado, parece cena de algum seriado humorístico!

    ResponderEliminar
  21. Oi Hazel, adorei as plantas, eu gosto muito de bonsai e plantas, mas como moro em apartamento fica um pouco mais difícil, por causa de claridade, úmidade etc. Aqui no Brasil tem uma feira Japonesa somente de orquídeas eu e minha esposa não perdemos uma, é fantástica. Em tempo, não consigo linkar seu Blog ao meu, enfim abraços da cidade de São Paulo.
    Marcos

    ResponderEliminar
  22. Oi!!! Tenho uma planta "comigo ninguem pode" e toda manhã ela chora!!!(ceam pingos de água das suas folhas). Alguem pode me dizer o que isso significa??
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Caro Anónimo,

    Dizem que quando isso acontece, é sinal que existe inveja por perto.

    Mas não sei se será verdade.
    Talvez seja excesso de água. É?

    ResponderEliminar
  24. Hanzel, também adoro plantas, aprendi muito com minha mãe, ela tambem adorava plantas e tudo que envolve criatividade uma pessoa muito amorosa, porem infelismente não à tenho mais comigo enfim... aqui em casa possuo varias plantas umas enclusiva com mais de 12 anos, só que queria saber qual é o adubo que você gostuma usar para revigorar essas lindas plantas salvas por você, um abraço!

    ResponderEliminar
  25. Hoje prestei mais atenção neste post, porque também tenho uma planta dessas! Já a tenho há 3 anos, e para ser honesta,nem gosto muito dela, já esteve quase morta, e lá a recuperei, adorou a mudança para esta casa e tem-se mantido viva, umas vezes mais bonita outras menos. A razão porque a tenho se nem gosto muito dela? Foi-me oferecida e ainda por cima pela minha querida tia J., e porque se está viva não se deita fora!
    Também noto que algumas das minhas plantas por vezes têm pequenas gotículas de água nos ramos ou nas pontas das folhas. Sempre achei que seria normal, da fisiologia da planta, mas depois de ler um comentário anterior fiquei curiosa. Terá algum significado especial?

    ResponderEliminar
  26. Analuciana:

    Montes de pessoas aqui entram com essa pesquisa: qual o motivo da planta deitar água.

    Há quem diga que, quando as plantas choram, é sinal de inveja.

    Eu acho que não.
    Quando amanhece, as plantas nas florestas também estão cheias de gotinhas de água. A isso chamamos orvalho.
    E o orvalho... dizem que é o alimento das fadas.

    Bom, quanto às que estão dentro de casa, pode ser orvalho, ou excesso de água no vaso, ou humidade no ar...

    ResponderEliminar
  27. Olá!
    Adorei muito este seu espaço!!!! Virei sempre que puder ler seus posts.
    Minha tia tinha uma "Comigo-ninguém pode" que chorava quando certas pessoas entravam na casa. Era impressionante! Saíam gotas de suas folhas e era sempre com as mesmas pessoas! Realmente acredito que esta planta sente as energias e se manifesta quando são ruins!
    Beijos e que suas plantas estejam sempre belas a alegrar seu lar!

    ResponderEliminar
  28. Olá!!!!!!!!!! acabo de "descobrir" esse cantinho na NET...me identifiquei...que legal!!!! preciso de orientações para cuidar de "minha comigo ninguem pode" ela está cada dia mais triste..por favor dei-me umas dicas...BEIJOS!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  29. Tititinalopes:

    Obrigada. Sinta-se em casa!

    Para a comigo-ninguém-pode, transcrevo os conselhos que me foram dados pela Dama do Lago:

    - Gosta de borrifadelas nas folhas
    - Gosta de terra sempre húmida mas cuidado porque ela também é sensível ao excesso de água. Mais depressa morre de podridão do que de secura.
    - Elas costumam descansar durante o Inverno e, por isso, todo o organismo abranda. O facto de ter sido maltratada pode tâ-la fragilizado e, nesse caso, estará especialmente sensível a excesso de água, correntes de ar ou sol directo.
    - Nada de adubo por esta altura. Só na Primavera, depois de ela começar a "mexer-se" um bocadinho.

    ResponderEliminar
  30. Olá a Todos! boa tarde...
    Tenho um lindo comigo-ninguém-pode plantado junto com espada de São Jorge num vaso de barro grande. Bem aqui na porta do meu escritório, na Vila Romana. Quando aluguei estava feinho de tudo. Coloquei terra, adubo..fui tratando e hoje estão lindos. Simplesmente lindos. Mas o motivo de minha vinda aqui neste Blog (algo que farei sempre a partir de hoje)e pq dia destes minha esposa comentou: "olha estava conversando com umas amigas no trabalho e me disseram que não deve ter em hipótese alguma esta planta em casa ou no escritório. Traz mau agouro". Saibam que fiquei pasmado na hora. Como? Uma planta que conheço ha anos. Sempre soube do lado positivo. E agora, aqui neste Blog, confirmo o que sempre soube: comigo-ninguém-pode é maravilhosa. Mas se a conversa saiu é pq muita gente acha isso não é?
    Aproveito para perguntar: arruda tb é bom né? tenho um vaso lindo aqui na porta. Está viçosissima.
    Tem mais alguma planta que vcs indicam para eu colocar aqui na porta do escritório. Eu acredito. Abraços para todos e desculpem o comentário longo. (alex)

    ResponderEliminar
  31. Alex:

    Grata pela questão.
    Não existem plantas que tragam mau agouro. Todas as plantas são uma criação da Mãe-Natureza que trabalham a nosso favor. Fornecem-nos oxigénio, filtram as energias, e muitas são utilizadas para fins medicinais.

    A arruda não é excepção. Se tem uma e está linda, então considere-se um sortudo. Nem sempre é fácil manter a arruda bonita e viçosa.

    Para colocar na porta do escritório, eu sugiro plantas com flores vermelhas e amarelas, pois atrem boas energias e prosperidade.
    De qualquer das formas, todas as plantas são benéficas. Não existem plantas más.

    Abraços
    Peço desculpa pela demora em responder

    ResponderEliminar
  32. Recentemente estive em um blog q falou muito mal desta planta, dizendo q um parente quase morreu (quase mesmo) por causa dela. Aconselhava a nos livrarmos desta planta como do inimigo! Aff... O parente q vacilou e a planta q leva a culpa?!

    Mas sei desde pequena q essa planta é tóxica, porém sei tbm q é poderosa p afastar energias negativas. Minha mãe sempre teve em casa com o caule submerso na água em vasos de vidro! E vivem normalmente. Mas prefiriria na terra, pois não gosto de água muito parada.

    Adorei este post e mais esta sua experência!

    Bendita sejas!

    ResponderEliminar
  33. Reyel:

    Ah... pobre planta! As plantas não matam pessoas... Geralmente, é ao contrário que acontece!

    É verdade que existem plantas extremamente tóxicas, como é o caso da comigo-ninguém-pode. Mas só são tóxicas se comermos as suas folhas, não se olharmos para elas ou as tivermos por perto!!

    A comigo-ninguém-pode fornece-nos oxigénio, como qualquer outra planta, filtra as más energias e protege-nos.

    Planta nenhuma é inimiga do ser humano.

    Obrigada pelo contributo

    Bênçãos!

    ResponderEliminar
  34. gostaria de onde encontrar sementes desta plantinha(comigo-ninguém-pode)que não estou encontrando em minha região oeste do estado de s.paulo...onde ficarei grato se pudesse de alguém me dizer.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo:

    Creio que esta planta pega por estaca, ou seja, basta cortar um ramo, colocar em água e aguardar que cresçam raízes.

    Mas tenha muita cautela, pois a sua seiva é altamente tóxica.

    Em qualquer estufa poderá encontrar estacas desta planta.

    ResponderEliminar
  36. Oi Pessoal! Muito boa a contribuição de todos. Uma amiga me falou da comigo-niguem-pode. achei maior graça do nome, até demorei a acreditar que fosse uma planta mesmo...hahaha!
    Quero deixar umas infromações importantes sobre plantas que aprendi: O CACTO é excelente para limpar ambientes, bom para escritorios. Você tem que conversar com ele com as mãos sobre ele, pedindo para limpar todos objetos, as paredes e o ambiente das energias ruins. ele emana uma energia fina pelos espinhos que desintegra as energias ruins. funciona mesmo. Uma planta que devemos manter distancia é a SAMAMBAIA, que é uma planta vampira. faça o teste fique um tempo perto dela pra vc ver. Deixo essas informações com convicção, pois trabalho com energia e com o tempo aprendi a dectá-la e a indentificá-la atraves dos ensinamentos da cura pranica. Quando eu estiver na frente de uma comigo-ninguem-pode posto uma mensagem pra dizer sobre a energia dela. é impressionante como a energia fala. sabedoria divina!
    Abraços a todos e Viva as plantas!!
    Diogo

    ResponderEliminar
  37. Anónimo - Diogo:

    Muito obrigada pela partilha da sua sabedoria.

    Não tenho cactos, porém tenho sempre o cuidado de colocar bastantes plantas perto do computador e da televisão, para filtrar a vibração negativa que eles emanam.

    Encaro todas as plantas como obra da Mãe-Natureza, nossas amigas, aliadas e protectoras, por isso fiquei surpreendida com essa informação sobre a samambaia. Não posso concordar nem discordar, pois não tenho essa planta em casa, e nunca testei a sua vibração.

    Abraços

    ResponderEliminar
  38. ganhei uma muda de comigo-ninguém-pode sem raiz,coloquei ela em uma vasilha com água para ela criar raiz fiz certo?

    ResponderEliminar
  39. Dayane:
    Certíssimo, é isso mesmo!
    Só convém ter cuidado com a seiva da planta, porque é muito tóxica. Beijos!

    ResponderEliminar
  40. Oi, tenho uma comigo-ninguém pode. Ela está comigo há uns 10 anos. Já fui morar fora, deixei na casa de uma avó e la sempre esteve bem. E agora, de repente um dos galhos murchou... Disseram q isso é olho grande, enrgia ruim. Eu juntei o galho murcho com o galho bom e amarrei dele para dar sustento. Resultado, ambos os galhos murcharam. Ela tá viva, mas o que faço para se erguer denovo. Nao é falta de água. Tem alguma dica especial além de pedir para ela levar embora as energiar ruins e se reerguer?
    Abraços, muitobom esse blog.

    ResponderEliminar
  41. DOH:

    Quando esta planta começa a decair assim, a coisa fica complicada de resolver.

    Bom, vamos lá:
    - Quando os galhos murcham, simplesmente corta e deita fora, pois não há hipótese de recuperarem, e acabam por prejudicar o resto da planta que está são;
    - Coloca o vaso num local bem iluminado;
    - Passa as tuas mãos pela planta várias vezes por dia, para passar um pouco da tua energia para ela.

    Boa sorte!
    Obrigada pelas palavras de apreço

    ResponderEliminar
  42. Hazel! Muito obrigada, ela tá se reerguendo, eu acredito, pq parou de cair. Apoiei os galhos num copo de tererê (chimarrao gelado do Mato Grasso do Sul). E acho que ela gosta de ouvir tuas músicas. Tenho conversado todos os dias com ela, mandando ela se reerguer e que mande embora a energia ruim. Minha mae tem muitas plantas e conversa sempre com elas, ficam lindas. Quando ela tiver 100 %, escrevo denovo.
    Obrigada pela resposta rápida e atenciosa.
    Abraços, Deborah

    ResponderEliminar
  43. Bom dia, encontrei por acaso o seu blog e desde logo me fez sentir muito confortável! Andei pesquisando a sua arca de tesouros e encontrei o post sobre esta planta, comigo-ninguém-brinca, e tomei a liberdade de ler os comentários que os seus leitores colocaram. Já agora aproveito para também contar a minha história. Gosto de plantas de uma maneira geral, embora não seja uma especialista nem uma cuidadora muito atenta, mas desde que tenho a minha casa sempre vou tendo, umas morrem, outra entram de novo... e assim tem sido desde sempre. À 5 anos mudei de casa, para onde estou agora, e vi com alguma tristeza, que todas as plantas de interior que trouxe da casa anterior foram morrendo uma a uma, mesmo as mais viçosas, a pouco e pouco, foram perdendo a graça, ficando amarelas, e até mesmo ganhando doenças, acabando por morrer definitivamente. Outras que adquiri postriormente, o mesmo lhes aconteceu, só ficando esta, a comigo-ninguém-brinca, que já deve ter cá em casa uns bons 14 ou 15 anos! Também já passou por várias fases, mas de momento em termos de plantas de interior, é a única que se mantém viva e com alguma saúde.
    Como explicar este caso? Tenho plantas também na varanda e essas com mais ou menos cuidados lá se vão mantendo...
    Muito obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  44. amei sua história e me indentifiquei, eu junto quando vou caminhar, as comigo ningém pode, outras especieis de plantas, sinto que parece que deixaram um bebê abandonado ai vou lá e pego, levo para casa e cuido, desde criança sou assim, eu tenho uma história pra vc agora na vespera do dia das mães passou um mendigo com uma plantinha na mão, e ele pedia moedas e poucos davam a ele, ele circulava varias vezes com a planta na mão, senti algo estranho que eu tinha que me dar aquela planta, perguntei a ele se ele estava vendendo a planta e ele disse que pra mim ele venderia por 10 reais, ele queria almoçar, paguei a ele.Entrei dentro do onibus todo mundo me olhava com ele na mão, chegando em casa, minha mãe que planta diversas folhagem ficou doidinha pela minha plantinha, eu contei a ela como foi que aconteceu, mudei ela para outro vaso, sentei e comecei a pensar que estranho, o mendigo queria vender pra mim,quando me deparo com uma lembrança, eu chamava o meu falecido marido de Jorge Tadeu, e a planta, é da novela que tinha o personagem Jorge Tadeu, só a cor dela é rara bodo. é minha paixão minhas plantas chego em casa e mando beijos a elas, converso e fico observando, minha comigo ninguém pode chora eu vou lá e seco as lagrimas...por isso entrei para conhecer sua história. beijs á vc e suas plantas...até mais.JÂNJA VARGAS

    ResponderEliminar
  45. Olá a todos, será que alguém me pode ajudar,gostava de encontrar a planta comigo ninguém pode macho e não encontro em lado nenhum, podem dizer-me onde encontraram.
    Muito obrigado malta, Miguel

    ResponderEliminar
  46. Olá Hazel,
    Cá estou eu a fazer perguntas sobre plantas. Queria um tranquinho dessa planta "comigo ninguém pode". Será que uma florista me arranja?
    Sou da zona de Lisboa.
    Beijos comigo ninguém pode.

    ResponderEliminar
  47. Anónima:

    Até eu lho oferecia, se ainda a tivesse, mas infelizmente, quando me separei, perdi quase todas as minhas plantas. Sinto muita falta delas. Só fiquei com duas.
    Talvez uma florista lhe arranje, mas tenha muito cuidado, porque a seiva da comigo ninguém pode é extremamente tóxica.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  48. ola meu e rogerio e tambem tenho uma linda comigo niguem pode eu cultivei ela em um vidro com agua por um bom tempo depois que ela estava com bastante brotos novos e bem enraizadas plantei em um vaso e hoje esta linda,pois durante o dia ela fica em meia sombra durante a noite ela fica dentro de casa ela e muto bem cuidada um abraço.

    ResponderEliminar
  49. Oii! Adorei sua página!
    Tenho uma planta linda comingo ninguem pode grande, faz uns 2 meses que tenho ela... acho que dei água em excesso. E do nada ela quebrou bem embaixo do caule. O que posso fazer pra salva-lá. Posso cortar e coloca-lá na água pra criar raizes?? Me ajuda! Estou apavorada...

    ResponderEliminar
  50. Viviane:

    Se tiver alguma parte podre no caule (às vezes, o excesso de água causa isso), corte com uma tesoura para plantas e depois coloque em água até ganhar raízes. Tome MUITO CUIDADO com a seiva da comigo-ninguém-pode, pois é altamente tóxica.
    Beijos e boa sorte!

    ResponderEliminar
  51. Minha comigo ninguem pode cresceu muito,envergou e quebrou bem rente a terra,pelo amor de Deus não quero perdê-la.
    Alguem pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  52. Mark:

    Coloque o caule que quebrou numa jarra com água e aguarde que ganhe raízes. Depois é só voltar a plantar na terra. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  53. há alguma forma especial de tentar dar vida a um comigo ninguem pode q foi cortado. Tenho uma vizinha louca q cortou na busca de tirar uma muda, acho q cortou logo aquele tronco q estava mais forte. Preciso dar vida novamente aqueles q ficaram.

    ResponderEliminar
  54. Tenho uma comigo ninguém pode, mas ela está ficando com as pontas das folhas secas, o que eu faço?

    ResponderEliminar
  55. Alguém me ajuda! Minha comigo ninguém pode macho,está ficando amarela. Estou desesperada com medo dela morrer,é a primeira vez que cuido de planta,o que devo fazer? Ela nasce de novo no mesmo vaso?? Me ajudem!!!

    ResponderEliminar
  56. Bom dia
    Meu comigo ninguém pode cresceu de mais e envergou alguma dica de poda ou outra solução

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥