Bater em madeira... porquê?

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Toc! Toc! Toc!
Bater três vezes em madeira para afastar a má sorte.

É um costume com séculos de existência, que sobreviveu até aos dias de hoje.

Diziam os muito, muito antigos que as árvores eram a morada dos Deuses. Por isso, batia-se no tronco, para invocá-los, e pedir a sua protecção.

Bate-se suavemente em madeira para agradecer aos Elementais guardiões da Terra (os Gnomos e os Duendes) pela boa sorte recebida.

Não é por acaso que no jogo da "apanhada", as crianças usam como "coito" - o lugar seguro - uma superfície de madeira (que, por vezes, é substituída pelo metal - enfim, tempos modernos...!)...

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

53 COMENTÁRIOS

  1. Que lindinho flor!!! Salve os Gnomos, Duendes e Dríades!
    Ótimo final de semana Hazel.
    Beijos.

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  2. Hazel eu acho engraçado como que costumes assim estejam em varios lugares, aqui tambem muita gente faz isso

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante saber a história de costumes que temos nem sabemos bem porque!!!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  4. Por cia das dúvidas eu bato na madeira 3 vezes hehehe.
    Bjs
    Lita

    ResponderEliminar
  5. Bom estão o melhor e bater mesmo na madeira...
    Querida ja cansei de procurar a tal musica,mas nada....vou continuar tentando.
    Deusa
    http;//vasinhoscoloridos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Oi Hazel
    Tenho tal costume mas nao sabia de onde tinha surgido.
    Adorei a foto, voce de blusa de frio, saudades do inverno, chas quente hummmmmmmm...Tudo tão romantico!
    Beijos
    EDNA

    ResponderEliminar
  7. quanto aos azuleijos não sabia da histórias mas a minha casa foi construia em 84/85.
    os meus pais foram para la morar quando eu fiz 1 ano.
    eu entretanto sai de casa e aagr que o meu api mudou de casa eu voltei para esta!adoro oa flores dos azulejos!
    já agr de que zona és?
    talvez sejamos vizinhas!

    ResponderEliminar
  8. Por cá também temos esse costume!
    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  9. Olá, Hazel. Agora sei o porquê de batermos na madeira...
    bjo

    ResponderEliminar
  10. toc, toc, toc,
    permissão para voltar a este espaço. rs...

    depois de um tempo longe de tudo, voltei aos blogs.

    e, como não poderia deixar de ser, gostei de tuas postagens por aqui.
    belíssimas.

    abraço.

    ResponderEliminar
  11. Hazel, pode parecer que nossos blogs são diferentes nos temas...mas aki neste teu espaço eu me sinto tao bem...venho sempre, mas nem sempre comento...desculpa!

    Um beijo e uma linda tarde!

    ResponderEliminar
  12. Sarokas:

    Ia responder-te de onde sou por email, mas não encontro o teu.

    Este é o meu: witchyhazel@gmail.com

    ResponderEliminar
  13. Felina Mulher:

    ahahahah realmente são muito diferentes, e a diferença é sempre muito enriquecedora, quando passa pela partilha, não é mesmo?

    Não precisas pedir desculpa, amiga!
    Eu também devo um milhão de desculpas por não conseguir retribuir todos os comentários que me fazem. Já tentei, mas depois não sobra tempo para as outras coisas, como por exemplo... os posts!

    Por isso, umas vezes, quando tenho um tempinho, faço umas visitas e uns comentários, e outras... não consigo.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. No meu país tamén se toca madeira para alejar á mala sorte
    "Tamén se dí "lagarto-lagarto", pero non sei porqué.
    ¿Vostede sabe?
    Un beijo

    ResponderEliminar
  15. Hazel, essa musica na tua pagina é fabulosa! perfeita.
    Quanto a bater na madeira, eu não sabia o significado e fico sempre grata por aprender. bjs

    ResponderEliminar
  16. Lagarto! Lagarto. Bater na madeira com os canhotos? Nem pensar. Então com o frio que está doi muito.

    Agora falando de cravos, aparece e, leva os que quiseres. Não sei por onde tens andado que nem apareces. Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  17. Voltei novamente.
    Estava a ser injusto ao dizer que não saber onde tens andado. Percorri um pouco o blog e, verifiquei a razão pelo que peço montes de desculpas. Espero que o Albertinho venha com muita saúde e que sua mamã tenha uma horinha muito pequena. Como já tem experiência, torna-se mais fácil. Um beijo de amizade e, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  18. É um dos melhores Blos que já acessei....estás de parabéns....é leve...agradável e simplismente revigorante!!!!

    ResponderEliminar
  19. imagino vc uma bruxinha do bem *)
    Será que minha imaginação me leva pro lado certo???
    rs, não sei prefiro apenas imaginar!!!
    Amooooooo seu blog, e quero te dar um selinho de presente, passa lá no blog!!!?

    Bjks!!!

    ResponderEliminar
  20. Quando aqui entrei,confesso que por acaso, senti que estava a entrar num blogue mágico, e que nos pode então ensinar a cura para todos os nosso problemas... Já vou começar a bater na madeira. Beijocas.

    ResponderEliminar
  21. Oi Hazel,
    Estava com saudades de seu blog! ESTIVE VIAJANDO, FUI VER A FILHA DANÇAR A Sugar PLUM fairy nos ESTADOS unidos e foi lindo como um sonho!Fiquei muito feliz!Amo o ballet Quebranozes e toda aquela magia do Natal.De vez em qd até passava aqui , mas não comentava. Vi que teu pequeno homenzinho , seu filhinho querido fez aniversário e secretamente, em meu coração, desejei a ele toda a felicidade do mundo!
    Adorei a dica do perfume nas lâmpadas, tenho o hábito de manter os ambientes aromatizados.
    as músicas que vc póe aqui no blog tb são sempre maravilhosas, trouxe um Itouch dos US e vou enchê-lo com suas músicas.
    O calor no Rio de Janeiro este ano está excepcional, o frio que peguei em NY com tempestade de neve tb não foi muito normal,os tempos estão mudando mesmo!
    Só pra terminar , queria te perguntar se já viu o filme AVATAR, eu vi e adorei!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  22. oi querida, tambem tenho essa mania de bater na madeira 3 vezes. As vezes penso que nem pode funcionar mas faz um bem a alma quando faço isso que qualquer coisa ruim que tenha pensado ou falado, vai embora.
    Sobre tua pergunta nao é dor muscular (ou seria?) ela é proveniente de 2 hernias cervicais e volta e meia fico assim.
    Mas tambem deve ser a idade do "Condor" - com dor em tudo que é lugar.
    beijossss

    ResponderEliminar
  23. Que bonitinho, superinteressante, sabia que era pra 'isolar' uma coisa de ruim que uma pessoa fala. Mas não sabia que era para pedir proteção a esses seres mágicos! Toc toc toc!!!

    beijoos

    ResponderEliminar
  24. A ideia de que podemos alargar a nossa compreensão do mundo fugindo à racionalidade é uma grande ilusão. Não precisamos de mistérios invisíveis, pois o visível é suficientemente maravilhoso.

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  25. Carlos Pires:

    Discordo totalmente.
    De qualquer das formas, muito obrigada pela sua opinião.

    ResponderEliminar
  26. Maca:

    O lagarto é um símbolo do Dragão e da Serpente. Sendo estes associados ao mal pelas religiões de origem judaico-cristã, dizia-se "lagarto, lagarto, lagarto" para esconjurar maus pensamentos e influências.

    Besotes! :)

    ResponderEliminar
  27. Sandra Vallim:

    Não, ainda não vi o "Avatar", mas todo o mundo tem falado tão bem deste filme, que já estou curiosa.

    Obrigada pelas tuas visitas, mesmo em viagem e pelo carinho com o L..

    Depois fico a aguardar pelas fotos da actuação da tua filha!

    beijos!

    ResponderEliminar
  28. Deusa:

    Já está localizada a música!
    Espreita o post anterior.
    Obrigada, de qualquer das formas!
    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Espaço do João:

    Qual Albertinho?! HAHAHAHHAHA
    Não, não, eu não estou de esperanças!
    O meu "Albertinho" fez na semana passada 5 anos!!

    Obrigada pela oferta dos cravos. Prefiro não levar nenhum, pois assim morreriam. Levo só a recordação do seu cheiro (seu: dos cravos; bem-entendido!) :)))

    ResponderEliminar
  30. Margaret:

    Tão cedo não me esqueço da "idade do Condor"! - ahahahhahaha
    Aqui, costumamos usar a expressão PDI. Quando as pessoas se queixam de dores, dizem: "É do P.D.I."

    Se alguém pergunta o que significa... bom, digo-te por email! :))

    ResponderEliminar
  31. Mônica:

    Querida Amiga,

    As minhas respostas não têm saído pela ordem dos comentários recebidos, pois tenho-os "ligeiramente" misturados no meu email. Salvé os elementais e aqueles que têm a capcidade de acreditar neles! Salvé!

    ResponderEliminar
  32. Fabiano Mayrink:

    Bem-vindo de volta. Foi uma bela reportagem a tua - já espreitei, mas ainda não comentei. Em sotaque brasileiro: "me aguarde...!"

    ResponderEliminar
  33. Sissamar:

    É, realmente é fascinante descobrir os segredos por detrás dos costumes populares.

    Muitos mais partilharei em breve...

    ResponderEliminar
  34. Jardim das Alamandas:

    O frio é mais romântico nas fotos do que na pele, acredita!
    Eu tenho saudades do Verão e do tempo seco.
    Beijos

    ResponderEliminar
  35. Empresária de Sucesso:

    Já vi a casa! É a amarela, não é?
    Deixei lá um comentário, viste?
    Beijos

    ResponderEliminar
  36. Tania Forti:

    Tem outro encanto manter os velhos hábitos com o conhecimento da sua origem, não é mesmo?
    :)

    ResponderEliminar
  37. Í.ta:

    Bem-vindo de volta, amigo dos livros!!
    Toc! Toc! Toc!

    :)

    ResponderEliminar
  38. Cris França:

    Obrigada. Se quiseres saber o nome de alguma música, deixa-me um comentário com o seu número, que eu depois informo.
    Beijos

    ResponderEliminar
  39. Meriana:

    Muito, muito obrigada.
    Comentário muito recompensador!
    :))

    ResponderEliminar
  40. Paloma Cândida:

    Boa imaginação! :)
    Obrigada pelo selo, publicarei nos próximos dias (depois aviso).
    Beijos!

    ResponderEliminar
  41. Olga:

    Bem-vinda à Casa Claridade...:))
    Obrigada pelo comentário tão simpático. Também já espreitei o seu espaço, é bem bonito, já lá estou na sua caixinha de seguidores.

    Beijos mágicos

    ResponderEliminar
  42. Olá Hazel!

    Desde pequena (não que eu seja muito grande) lembro-me de bater na madeira três vezes, por exemplo quando alguém fala em algo que não se quer que aconteça, bate-se três vezes na madeira e até há quem acrescente "o diabo seja cego, surdo e mudo". Coisas de antigos que nos acostumamos a ouvir desde cedo.
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  43. Cá estou de volta.
    Andando de blog em blog e, percorrendo este belo espaço, fui encontrar uma postagem sobre as coroas de Natal.
    Se me é permitido dar uma dica, aqui vai:-
    As coroas de natal dão-se bem em qualquer terreno, seja rico ou pobre. Não são muito exigentes. Se for ao meu espaço, verificará tudo sobre elas. Se quiser retirar do vaso e, colocar na terra pode fazê-lo á vontade, pois não se ressentirão a não ser com as geadas. Mas com umas artimanhas lá resistem. Propagam-se com facilidade por estacas no entanto é necessário um certo cuidado a lembrar.
    Quando estiverem no período de inflorescência, cortam-se umas estacas, mergulham-se seus caules cerca de um cm. em água a ferver e, de seguida vão para a terra. O caso de se mergulhar em água a ferver,é simplesmente para estancar a sua seiva leitosa. Parece um paradoxo, não é? Experimentem e, logo verão quem tem razão. Também se o caule for já bem lenhoso, basta escalar um ramo e enterrá-lo, logo pega. Ter o cuidado de lhe retirar o maior nº. de folhas para não dar lugar a que sua seiva tenha que percorrer muito caminho. Usar um anti- coagulante para plantas para evitar a saida da seiva também é outro sistema. Um abraço e boa sorte.

    ResponderEliminar
  44. Toc toc toc!
    Vim de convidar, querida:
    segunda tem entrevista minha no Cova do Urso, vou adorar te ver por lá.
    bjossssssss

    ResponderEliminar
  45. que giro:) por aqui bate-se na madeira ao mesmo tempo que se diz "lagarto,lagarto,lagarto" ou "o diabo seja cego, surdo e mudo" :s

    (obrigada pela sua visita!)

    ResponderEliminar
  46. até hoje bato na madeira...ensinamentos de vovó que vou sempre passar adiante

    ResponderEliminar
  47. não dá pra deixar de lembrar de Aine de Knockaine =)

    ResponderEliminar
  48. É um cogumelo na foto?
    Lindo!
    Desde pequena que tenho o hábito quando me dizem ou eu digo algo mau que nao quero que aconteça, bater 3 vezes na madeira, mas nao sabia da historia.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥