Os Cristais - utilidades e a sua limpeza

terça-feira, janeiro 18, 2011


Se estiverem limpos e energizados, os cristais filtram as energias densas, auxiliam na meditação, absorvem negativismos, clarificam a mente, facilitam o contacto com os planos subtis, libertam de traumas e bloqueios, atenuam a dor física e emocional, favorecem a comunicação, atraem amor e prosperidade, aceleram o processo de regeneração celular, ajudam a tratar doenças, atenuam estados de melancolia, desenvolvem a auto-confiança, aliviam o stress, activam a sexualidade e a fertilidade, e têm tantas outras aplicações.

Cada cristal é um universo com as suas próprias características.

Como limpar?

A limpeza de alguns cristais com água, embora pareça inofensiva, pode danificá-los. A pirite, galena, calcopirite e hematite oxidam em contacto prolongado com a água. A sodalite, howlite, unakite, turquesa e mesmo o jade, pelo seu grau de dureza, tornam-se baços. A selenite dissolve-se. A malaquite liberta substâncias tóxicas.

Ainda assim, os seguintes cristais podem ser limpos com água: todos os quartzos (hialino, rosa, fumado, leitoso, rutilado, turmalinado, ametista, citrino), axinite, turmalina negra, granada, goldstones, ágatas, olho de tigre, de gato e de falcão, obsidianas, jaspes, aventurina, ónix.

Aproveite a água da chuva, que é muitíssimo poderosa. Quando chover, coloque-os num coador de rede grande, estenda um braço de fora da janela, e ponha-os à chuva! Depois, deixe-os secar sobre um pano branco.

Os mesmos cristais que podem ser limpos com água, podem igualmente ser limpos recorrendo às forças telúricas. Para isso, basta envolvê-los num pano branco e enterrá-los na terra durante uma noite.


Em caso de dúvida, opte pela limpeza por defumação.

Acenda um incenso natural, de boa qualidade (sem componentes sintéticos), segure o cristal, e rode-o sobre o fumo, de forma a que todas as suas faces sejam defumadas.

Se tiver uma drusa* de tamanho suficiente, use-a para limpar e energizar as pedras roladas que não podem ser molhadas e jóias com cristais embutidos, colocando-os sobre a drusa durante uma noite.

* Uma drusa é um aglomerado de vários cristais individuais. Veja na foto acima o exemplo de uma drusa de ametista com pedras roladas e um anel sobre ela.

Outra alternativa que serve para todos os tipos de cristais consiste em limpá-los com Reiki.

Beijos cristalinos,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

57 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia minha amiga!

    Tão interessante o poder das pedras.

    Gostei da dica com o incenso, por que está sendo complicado dar-lhes banho de luar, com este céu sempre nublado é impossível.

    Que pedra aconselharias para andar comigo em um fio? Eu tenho uma ónix em forma de coração, achas indicado? Gostaria de uma pedra para dar energia, sinto-me em baixo de forma.

    Beijinho grande minha querida.

    ResponderEliminar
  2. e agora tive um repentino desejo(de gravida ou não) quero ter um cristal !!!

    ResponderEliminar
  3. Tb ando com ideias de ter um cristal! Mas é uma área que não domino e tenho receio de ser enganada!

    "Ah e tal queria um cristal para tal efeito..." "Sim senhora, então leve este aqui que é bom..."

    E a pessoa sabe lá!

    Recomendas algum sítio?

    Beijocasssssssss

    ResponderEliminar
  4. Sabe que adoro cristais, pedras...!
    Nunca,nem de longe, imaginaria que precisassem ser "limpos"!

    Tenho tão poucas aqui em casa, e algumas desconheço o nome*(
    A única que conheço é a pedra da lua!!

    Quero conhecer melhor os cristais e seus benefícios!

    Um beijo!

    Cora.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho de começar a fazer isso com mais frequência. Mas é que os meus cristais acabam por ser mais como tu dizes, para fazer "bonito".

    Podes fazer um post sobre o uso para melhorar o sistema humanitário, aliviar o stress e fertilidade?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Hazel

    Eu tenho o quartzo rosa! Posso lavar então com água?!
    O quartzo rosa é bom para???

    Tenho uma verde mas não sei qual é!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  7. Hazel, e pedra vulgar de rio?Eu tenho algumas que tem até alma!Elas também devem precisar limpeza, né?
    Me explica se der.
    bjo

    ResponderEliminar
  8. Belas informações, gostei por demais.Beijos de sol

    ResponderEliminar
  9. Olá Hazel,
    O que faz confusão é que algumas são pedras caras e como saber que não estamos a comprar gato por lebre. Eu tive o trabalho de fazer um buraco numa e constatar que o interior nada tinha a ver com o exterior ou seja, aplicaram um pigmento qualquer e tingiram na! Ando sempre com um quartzo branco na minha mala. Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Sempre me intrigou isto dos cristais. Quer dizer, há muitos assuntos semelhantes que me ultrapassam e nem tudo tem que ter explicação "científica". Mas pronto, intriga-me!

    ResponderEliminar
  11. Hazel,

    Tenho um monte de pedras coloridas que não sei se algumas são cristais, algumas são pedras que pego pelo caminho e acho bonitas. Quando as limpo, coloco todas na água mineral com sal grosso, deixo meia hora, enxaguo em água corrente e deixo secar naturalmente sob luz solar. Fiz certo?

    Não sabia que tinha pedra que dissolvia (??!!!) mas dessa eu não tenho pois até agora nenhuma dissolveu.

    De quanto em quanto tempo é bom fazer a limpeza das pedras ou dos cristais?

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Hazel

    Você sabe se há algum cristal ou pedra que seja recomendada para diminuir mioma? Se sim, quais são os procedimentos?

    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Bom dia a todos! Bom dia Hazel. Acostumei passar por aqui todos os dias para ler o que todos dizem. Isso quer dizer que sou leitora dos leitores da Hazel. aha ha!
    Tenho quartizo rosa, verde, turmalina negra, citrino, olho de tigre, pedra da lua, sodalita, hematita, quartizo branco, ametista, quartizo rutilado. Tenho colares, pedras roladas, pequenas druzas ($$$), e outras que não me lembro.

    ResponderEliminar
  14. Querida Hazel!!

    Eu tenho vários aqui em casa, uns ficam no banheiro, outros na sala..eu adoro!!

    beijokas pra ti

    Raquel Siqueira
    http://garotinhaarteira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Amo cristais, tenho vários e os que mais gosto são uma drusa de ametista,linda,linda, pedaço de citrino bruto, um pingente de pedra da lua,um ovo de quartzo rosa.....

    Tenho muitas, muitas pedras de rio e podem ser naturalmente usadas na magia e na casa da gente, quem tiver dúvida, porcure pelo livro que eu mesma tenho: "Magia Natural" do Scott Cunningham.

    Ele fala exatamente isso que não precisa ser a pedra cara e preciosa para ser usada na magia ou purificação da casa, as pedras de rio, as achadas na rua, tem muita serventia também!!

    Bjocas!!!

    ResponderEliminar
  16. Resposta a todos os que colocaram questões:


    - Patrícia:
    Não aconselho, de todo, o ónix para usar ao peito, por interferir com os chakras superiores. O ónix é uma pedra densa e "pesada", excelente para protecção, mas, por estar associada aos chakras inferiores, é mais indicada para andar no bolso ou numa pulseira.
    Para dar energia e para usar ao peito, sugiro o citrino.
    É perfeito para isso!
    Beijinho


    - Sónia:
    E eu tenho o melhor conselho para ti: a pedra-da-lua, que, entre outras coisas, está associada à gravidez e fertilidade.
    Beijos


    - Comandante Luneta:
    Recomendo o mesmo sítio onde compro os meus cristais: o Castelo de Asgard, em Sintra:

    http://castelodeasgard.blogspot.com/
    beijinhos



    - Cora:
    Precisam mesmo de ser limpos. Os cristais acumulam energia, e se nunca forem limpos, após algum tempo, podem partir-se sozinhos, por atingirem o seu ponto máximo de saturação.
    Beijinhos!


    - Daniela:
    E lá que fazem bonito, fazem, que já os vi. :)
    Fica a sugestão registada!
    Obrigada :)
    Beijinhos



    - An@:
    Podes lavar o quartzo rosa com água, sim.
    O quartzo rosa é dos cristais mais fáceis de descobrir a sua principal característica: é a pedra do amor. Perfeito para tudo o que esteja associado aos assuntos do coração.
    Beijinhos


    - Pimenta:
    Por incrível que pareça, até a pedra de rio tem energia própria, sim. Podem limpar-se com água.
    Beijos


    - Libelinha:
    Acontece muitas vezes as pessoas comprarem gato por lebre, nem sempre por desonestidade de quem vende, mas por desconhecimento.
    Há pedras incrivelmente parecidas, e é preciso conhecê-las bem para distingui-las. Um exemplo disso é a sodalite e o lápis-lazuli. Há exemplares quase iguais, é preciso conhecer bem as características de cada um para diferenciá-los.
    Ah, e um lápis-lazuli custa mais do triplo de uma sodalite.
    Beijos


    - Fatinha:
    Limpar cristais com água e sal é muito agressivo para a maior parte deles. Pode acontecer que alguns percam o brilho e até estalem com o tempo.
    A luz solar também não é indicada para todos os cristais. Por exemplo, uma ametista que seja deixada ao Sol durante algum tempo, perde toda a sua cor roxa, e fica amarelada (torna-se um citrino, portanto).
    A luz lunar é mais segura.
    As drusas podem ser limpas 1 vez por mês ou de 2 em 2 meses, consoante o tamanho e a "intensidade de uso". Se for uma drusa mesmo bastante grande, aguenta uns 6 meses ou mais sem limpeza.
    As pedras roladas precisam de ser limpas com muito mais regularidade.
    Geralmente, depois de algum tempo a trabalhar com cristais, habituamo-nos a sentir quando eles estão "sujos".
    Eu limpo todos os meus cristais 1 vez por mês, e depois disponho as pedras roladas que não estou a usar para os meus "propósitos secretos" em mandala junto de uma drusa e de uma ponta natural de ametista, para mantê-las energizadas.

    Em relação ao mioma, a unakite é muito indicada para problemas com o aparelho reprodutor feminino, assim como a pedra-da-lua - mas não substituem uma consulta médica, evidentente.

    Deves limpar e energizá-las, e colocá-las sobre a zona do útero, deitada. No entanto, o ideal, seria mesmo uma sessão de cristaloterapia, em que são usadas varinhas e drops de cristal, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Olá, Hazel. Adorei as dicas!
    Tenho pedras de ametista nos banheiros (na bancada da pia) e costumo limpá-las com água. Sem querer acertei.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  18. Oi Hazel ou meninas que escreveram sobre pedras. Em alguns workshops aprendi a usar o jaspe sanguíneo (ou vermelho para cólicas e problemas de útero) Também usei algumas vezes e achei bom. Depois eu colocava num vaso com plantas. Esta certo assim Hazel?

    ResponderEliminar
  19. Elaine Figueira:

    Está certíssimo. :)
    O jaspe sanguíneo também serve para os assuntos relacionados com o aparelho reprodutor e pode ser colocado na terra sem qualquer problema, pois faz parte do grupo de cristais que toleram a água.
    Beijos

    ResponderEliminar
  20. Caraca... e eu que sempre pensei que os cristais fossem simples minerais... se eu soubesse de todas suas propriedades miraculosas, não teria gasto nem um centavo com tratamentos médicos e medicamentos. Pendurava um cristal no pescôço e saía por aí, saudável, energizada, equilibrada de corpo e de alma e feliz da vida.

    ResponderEliminar
  21. Hazel

    Obrigada pelas respostas.

    Quanto ao mioma já estou sob exames e tratamento mas gostaria de somar mais ajuda e estarei procurando por essas pedras que você citou para me ajudar no tratamento.

    Se souber de algum chá e ritual que me ajude também, eu aceito a indicação pois quero diminuir o mioma e evitar a retirada do útero.

    Agradeço também a Elaine Figueroa pela indicação da jaspe sanguínea. também procurarei por esse cristal.

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Olá!

    Sou do Brasil. Achei seu blog por acaso, quando estava pesquisando sobre dor de garganta! Rsrs Como você mesma disse, é um post que recebe muitos acessos. Rsrs
    Gostaria de poder me corresponder com você... Meu email é guilhermenpereira@gmail.com. Se quiser, é só me mandar um email...

    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. Olá Hazel!
    Será que os cristais têm poder? ou somos nós que lhe damos esse poder?
    Será o cristal a fazer o milagre, ou a nossa fé nele?
    Desculpa questionar, mas nasci com um ponto de interrogação na cabeça.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Lenora e Higeia:

    Os cristais têm, efectivamente, poder, e são usados há séculos em todo o mundo.

    O mesmo se passa com as ervas. Sabendo utilizar estes recursos da Natureza (tanto os cristais como as ervas), o nosso bem-estar só tem a beneficiar.

    Não há nada como pegar numa drusa energizada e sentir a corrente de energia que ela liberta e nos flui pelos braços.

    Há algum tempo, comentava comigo a companheira da blogosfera Sissamar que tinha um ónix que se tinha partido sozinho, e que não percebia o motivo.

    Expliquei-lhe que este cristal tem a capacidade de absorver todos os negativismos, e se não for limpo regularmente, ele atinge o seu ponto máximo de saturação, e parte.

    Quando o meu filho está com febre, recorro ao quartzo hialino para baixar-lhe a temperatura e às águas-marinhas para tratar-lhe a garganta inflamada. Acreditem ou não, resulta. A febre desaparece sem precisar de recorrer aos medicamentos.

    São apenas alguns exemplos práticos, entre muitos.

    Evidentemente, têm todo o direito de não acreditar. Respeito isso, assim como espero que respeitem opiniões contrárias.

    Muito grata pela visita.

    ResponderEliminar
  25. Bom dia a todas, bom dia Hazel.
    Posso dar uma dica para a moça que tem mioma?
    Faça uma bolsinha ou saquinho vermelho (de preferência faça você mesma, se tem muitas dúvidas, me escreva)E coloque contas vermelhas, um búzio, desenhe uma lua vermelha, você é bruxa? Cristais vermelhos como o jaspe sanguineo, e carregue com você quando estiver menstruada. Peça a Mãe Natureza (Deusa Mãe) que a proteja.

    Bençãos a todos, desculpe usar seu espaço Hazel, mas tenho me sensibilizo quando o assunto é útero.

    Elaine

    ResponderEliminar
  26. Eu tenho curiosidade sobre o assunto, mas para percebê-lo teria que estudá-lo, como tudo :)
    Selena já me recomendou há uns tempos informar-me também acerca dos florais de Bach, já peaquisei uns livros, mas ainda está em águas de bacalhau, que este ano tenho demasiadas coisas entre mãos:s
    Como estudante da área de ciências estou "programada" para querer saber o porquê das coisas e talvez por isso, embora seja contraditório, me fascina aquilo que não tem uma explicação à molécula, sem fórmulas extensas e demasiado concretas. Ou talvez tenha e não seja suficientemente explorado. (Como diz o outro "ninguém é saudável, só insuficientemente diagnosticado" lol)
    O certo é que mais do que acreditar ou deixar de acreditar, gosto de saber.
    Já me alonguei, desculpa! :s
    Isto tudo para perguntar por onde foste estudando o assunto:)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  27. Obrigada Hazel...você é um amor!!!

    ... mais palavras pra quê!

    Bem-haja e um beijinho muito carinhoso.

    Maria Guida

    ResponderEliminar
  28. Ola.
    Eu tenho uma drusa e normalmente limpo-a em àgua e sal e depois deixo-a a "carregar" ao sol. Quando posso, levo-a ao mar e dou-lhe uma banhoca.

    A da chuva não sabia, mas tem toda a logica.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  29. Oi Hazel :)
    Adorei este Post...adoro cristais, mas tenho apenas dois ou tres!!!
    Há quem adore diamantes e não tenha nenhum :D ehehe
    Haxel, um dos cristais que tenho, foi-me oferecido e trazido do Brasil. É uma Ametista, mas em porta-chaves. As propriedades são as mesmas?? A limpeza é da mesma forma?
    Nunca o usei :(
    Beijinho
    Lu

    ResponderEliminar
  30. Maluxa:

    As propriedades das ametistas são sempre as mesmas, independentemente de as encontrarmos sob a forma de drusa, geodo, pedra rolada, obelisco, usada em joalharia ou em porta-chaves. O que varia é a intensidade do seu efeito. Quanto menos em bruto estiver, menos forte ela é. Mas continua a ser uma ametista e a trabalhar como tal.
    Neste caso, se está num porta-chaves, é melhor não a molhar, senão o porta-chaves enferruja. Mais vale limpar só por defumação.
    Ou então, é um bom investimento comprar uma drusa para colocá-la por cima, como exemplifico nas fotos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Hazel, apesar do nosso idioma ser o mesmo ainda tem algumas cosinhas diferentes entre eles. Lí o maravilhoso post dos cristais e fiquei sem entender o significado da palavra baços. Na frase vc diz: "pelo seu grau de dureza tornam-se baços". O que é baços? Eu conheço como um órgão do corpo humano. Se estiver fazendo uma pergunta cretina perdoe-me. hihihi. Estou relacionando com a fragilidade do baço. Seria?? rsrsr
    Bjs
    Adriene

    ResponderEliminar
  32. DESCOBRI!!! Fui procurar no Pai dos Burros, hehehe. Como sou da área da saúde qdo se fala em baço eu já penso logo no órgão do corpo humano. Mas esse jeito de empregar a palavra baço é tipicamente lusitano. Aqui utilizamos muito a palavra "embaçado" - adj (part de embaçar) 1 V embaciado. 2 Sem cor; pálido, lívido.

    baço
    ba.ço
    adj (lat vulg opaciu) 1 De cor escura, meio cobreada. 2 Descorado, embaciado, sem brilho, sem lustre. (lat hepatia) sm Anat Víscera glandular ímpar, esponjosa, situada no hipocôndrio esquerdo, entre o estômago e as falsas costelas.

    Bjins a todos.
    Adriene

    ResponderEliminar
  33. Ene:

    Desculpa a demora! Mil perdões!
    Sim, baço significa sem brilho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Bruxinha,
    um livro interessante sobre cristais, que fale da limpeza especifica de cada um, onde como usar, etc.... ??

    Tenho um mas sinto que não tem toda a informação que preciso, pois só fala nas características e pouco mais.

    ResponderEliminar
  35. Especialmente Gaspas:

    Este livro:

    http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSV20XOuFlvxQuwgR_AnC4Zk9IGTMP4a8qWtGZXqvEj31_9heLO


    E este blog:
    (clica nos nomes dos cristais e terás um bom resumo)

    http://castelodeasgard.blogspot.com/p/biblioteca.html

    Beijinho!***

    ResponderEliminar
  36. hihihih... é o livro que eu tenho :)
    Vou espreitar o site ;)
    Bigada

    ResponderEliminar
  37. A Pedra da Lua tb pode ser limpa em agua com sal?

    ResponderEliminar
  38. Anne Mary:

    Só com água. Não recomendo a limpeza com água e saç para cristal algum, é muito agressiva.

    Grata pela pergunta

    ResponderEliminar
  39. Obrigado.

    Tenho mais duas perguntas para fazer:

    A minha tia tem um colar com olhos de gato gostava de saber como os limpar.

    De quanto em quanto tempo os cristais tem de ser limpos?

    ResponderEliminar
  40. Anne Mary:

    Os olhos de gato podem ser limpos com água, mas como é um colar, para evitar que o fio ou o fecho estraguem, aconselho a limpar colocando-os sobre uma drusa com proporções suficientes, através de defumação com um bom incenso natural, ou com reiki.

    A regularidade da limpeza de cristais varia consoante o tipo de cristal e o uso que ele tem. Os cristais em bruto não requerem limpezas tão frequentes quanto os polidos.

    O ónix, por exemplo, requer limpezas muito frequentes. Se for usado para defesa pessoal, em ocasiões com uma certa "intensidade energética" devem ser limpos dia-sim, dia-não, pelo menos. Idealmente, o ónix seria limpo todos os dias.

    Aqueles que ficam só em cima de um móvel da casa, a energizar, podem ser limpos 1 vez por semana. A não ser que a casa tenha energias densas.

    Se forem usados em tratamentos de cristaloterapia, devem ser limpos antes de voltar a ser utilizados.

    Depois de nos habituarmos a conviver com cristais e a conhecê-los, acabamos por desenvolver uma afinidade com eles e sentimos imediatamente quanto precisam de ser limpos.

    Uma coisa é certa: quanto mais limpos eles estiverem, mais poderosos são :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  41. Muito obrigado.

    Se precisar de mais alguma coisa contacto-a.

    ResponderEliminar
  42. Olá Hazel "de vez em sempre" me pego a bisbilhotar seu blog,adoro.Queria perguntar se tem algum problema em colocar um cristal água marinha em algum colar,anel,ou mesmo um cordão entre lassando-o.obrigada pela atenção bjos cristalinos.KAREN MASSAKO.

    ResponderEliminar
  43. Karen Massako:

    Muito grata :)
    Nao tem problema algum, antes pelo contrario. As aguas-marinhas tem correspondencia com o chakra laringeo, pelo que sao muito beneficas usadas em colares.
    E um cristal que nao tem qualquer "contra-indicacao".
    beijos

    ResponderEliminar
  44. Comprei varios cristais de varies cores e gostaria de pendura Los na varanda. Ali bare sol durante um periodo do dia. Vc menciona que o sol pode ser danoso. Pode ou nao deixa-Los la?? e onde minha intuicao apontou eles ficarem.
    Daniela

    ResponderEliminar
  45. Olá Hazel,
    ganhei um pingente de olho de tigre e gostaría de saber se posso usar no cordão e se tem tempo limite p/usá-lo, pois já ouví falarem q é perigoso usar por mto tempo.bjo
    Luciana-RJ

    ResponderEliminar
  46. Adquiri uma conta para pulseira que contem uma pedra lua, necessito de a limpar pois já este em contacto na loja com outras pessoas, qual é a melhor forma para o fazer?
    Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
  47. Olá,

    Comprei uma conta para uma pulseira que contém uma pedra lua cravada na mesma conta, como esteve ja desde a loja em contacto com várias pessoas e vai ser usada no meu pulso, gostaria de saber como a limpar, por causa das cargas energéticas. Qual é a melhor forma para esta pedra?
    Obrigada desde já :)

    ResponderEliminar
  48. Esqueci-me de mencionar que pedra lua em questão esta cravada numa conta de prata.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  49. Daniela:

    Se eles recebem Sol directo, desaconselho colocá-los na varanda, pois com o tempo ficarão danificados.


    Luciana - RJ:

    Pode usar e não tem tempo limite de utilização. Mas aconselho a limpá-lo regularmente com incenso natural.


    Marta:

    Faz muito bem em limpá-la antes de começar a utilizar. Aconselho a limpar através de defumação com incenso natural.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Olá,
    Sempre gostei de cristais mas sinto preocupada porque não sei como limpar cada uma delas...
    Tenho 3 cristais: Cornalina, Olho de tigre e o quartzo rosa. Posso limpar-los a todos da memsa forma?...

    Obrigada

    ResponderEliminar
  51. Anónimo:

    Sim, tanto a cornalina, como o olho de tigre e o quartzo rosa podem ser limpos em água corrente, por exemplo.

    ResponderEliminar
  52. òla tenho vários cristais e tenho o costume de limpa-los dando um choque termico,coloco todos eles numa vasilha com água bem gelada e deixo por alguns minutos,depois eu as energizo no luar..estou fazendo o certo??obrigado

    ResponderEliminar
  53. Anónimo:

    Depende dos cristais. Alguns não podem entrar em contacto com água, por oxidarem, perderem o brilho, dissolverem-se ou mesmo libertar partículas tóxicas.
    Antes de molhar os cristais, é importante conhecê-los e saber o seu grau de dureza.
    Quanto a energizar com a Lua, todos podem! :)

    ResponderEliminar
  54. gostaria de saber como fazer limpeza da pirita e olho de tigre. a ultima imagino que posso lavá-la em água mas a pirita não, entao como proceder?
    deixar uma noite inteira ao luar? mas isso seria limpeza ou energização?
    deixar ao luar teria que ser em um local em que a claridade da lua reflita na pedra o tempo todo?
    desculpa tantas perguntas, mas estou iniciando agora meu interesse por estas pedras. grata

    ResponderEliminar
  55. Ola Hazel gostaria k me esclarecesse se posso manter a minha Drusa de Ametista dentro do aquario de onde meus gatos bebem agua ou sera melhor simplesmente na estante??? Agradeco sua atencao com muito carinho x.

    ResponderEliminar
  56. Anónimo:

    A pirita pode ser limpa através de defumação (não deve ser molhada), mas o olho de tigre pode ser limpo com água.

    Ambas podem depois ser colocadas ao Luar para energizar num local onde a claridade da lua reflicta nas pedras durante 1 ou 2 horas, pelo menos.



    Rosaria:

    Bem, os seus gatos bebem sempre água energizada com a ametista, que luxo! :)
    Não há problema nenhum nisso, no entanto, a ametista pode também ser usada para outros fins. Se colocar junto à sua cama, ela ajuda a ter um sono tranquilo e filtra as energias do quarto, por exemplo.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  57. OS COMENTÁRIOS PARA ESTE POST ESTÃO ENCERRADOS.
    CASO PRETENDA COLOCAR-ME ALGUMA QUESTÃO SOBRE CRISTAIS, DEVERÁ ENVIÁ-LA POR EMAIL, ONDE DEVERÁ CONSTAR A SUA IDENTIFICAÇÃO.
    RESERVO-ME O DIREITO DE IGNORAR EMAILS, MENSAGENS E COMENTÁRIOS ANÓNIMOS E QUE CONSIDERE IRRELEVANTES.

    ResponderEliminar